476 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Morreu nesta quinta-feira (3), aos 97 anos, o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, um dos ícones da televisão brasileira. Ele estava internado em um hospital em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, e tratava de uma pneumonia nas últimas semanas. Sua voz inconfundível marcou gerações à frente do Jornal Nacional.
Um dos momentos mais emblemáticos de sua carreira ocorreu em 15 de março de 1994, quando Cid leu, ao vivo, um direito de resposta concedido pela Justiça ao então governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, contra a TV Globo. Após mais de dois anos de batalhas judiciais, Brizola garantiu três minutos de resposta no telejornal, após ser atacado pela emissora e chamado de senil.
O direito de resposta foi um marco na garantia dos direitos individuais frente ao poder dos meios de comunicação privados, especialmente da TV Globo, que havia antecipado ataques ao governador em um editorial publicado em fevereiro de 1992, após Brizola tentar suspender a exclusividade da emissora na transmissão do Carnaval carioca.
Cid, visivelmente constrangido, leu o texto em que Brizola criticava duramente a Globo e seu comportamento autoritário. "Tudo na Globo é tendencioso e manipulado", dizia um trecho da resposta lida por Cid. Brizola acusava a emissora de atacar homens públicos que não se curvavam ao seu poder.
O episódio foi lembrado por Nelson de Sá, da Folha de S.Paulo, como um momento histórico. Segundo o jornalista, Cid Moreira, "a voz do Grande Irmão", se voltou contra si mesmo ao ler, por três longos minutos, a resposta de Brizola contra a Globo e seu fundador, Roberto Marinho.
Assista a esse momentoo histórico:
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.