720 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, convocou nesta quarta-feira (2) uma reunião emergencial com os líderes do G7 para discutir a crescente tensão na guerra no Oriente Médio, após o Irã lançar uma série de mísseis contra Israel. Segundo Meloni, o encontro "no nível dos líderes" do G7 foi motivado pelo agravamento da crise na região.
A reunião será realizada por videoconferência diretamente de Roma, e Meloni ressaltou que a Itália seguirá buscando uma solução diplomática, inclusive em sua função como presidente rotativa do G7. O cenário de escalada dos conflitos no Oriente Médio se intensificou após o ataque aéreo do Irã contra Israel, elevando ainda mais o risco de uma guerra generalizada.
Ontem, Meloni já havia reunido de forma urgente os ministros da Defesa e das Relações Exteriores, Guido Crosetto e Antonio Tajani, para discutir a segurança dos cidadãos italianos e dos militares do contingente Unifil, que atuam na região. A mesa do governo foi convocada em caráter permanente para monitorar a evolução da situação.
A primeira-ministra italiana, ao condenar o ataque iraniano, fez um apelo à responsabilidade dos envolvidos, pedindo que evitem novas escaladas de violência. Já o Irã emitiu um alerta aos Estados Unidos, pedindo que não interfiram em apoio a Israel, caso contrário, enfrentariam uma resposta dura.
Por sua vez, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também condenou o ataque com mísseis balísticos do Irã, afirmando que tais ações ameaçam a estabilidade regional. Ela pediu que todas as partes envolvidas protejam as vidas de civis inocentes e reiterou o apelo da União Europeia por um cessar-fogo.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.