337 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Os investimentos das empresas chinesas em projetos de tecnologia de energia limpa no exterior ultrapassaram a marca de 100 bilhões de dólares desde o início de 2023, segundo um estudo do grupo de pesquisa australiano Climate Energy Finance (CEF). A China, maior produtora e exportadora mundial de painéis solares, baterias de lítio e veículos elétricos, demonstra liderança mundial em inovação e capacidade de fabricação, superando outros países por uma "margem surpreendente".
A China é responsável por 32,5% das exportações globais de veículos elétricos, 24,1% das baterias de lítio e 78,1% dos painéis solares. No entanto, o domínio chinês tem gerado preocupações sobre práticas comerciais agressivas, que incluem inundar mercados internacionais para reduzir preços e prejudicar concorrentes. Em resposta, Estados Unidos e Canadá impuseram tarifas de 100% sobre os veículos elétricos chineses, enquanto a União Europeia deve votar medidas semelhantes em breve.
Xuyang Dong, analista da CEF, afirmou que os investimentos de empresas privadas chinesas são motivados pela necessidade de contornar essas barreiras comerciais. A fabricante de veículos elétricos BYD está construindo uma fábrica de 1 bilhão de dólares na Turquia para evitar as tarifas europeias, enquanto a empresa de baterias CATL está planejando fábricas na Alemanha, Hungria e outros países.
Um estudo do Grantham Institute no Reino Unido revelou que dois terços da capacidade de tecnologia limpa da China excedem as necessidades internas e estarão em busca de mercados de exportação até 2030. A capacidade total de produção de energia solar pode alcançar 860 gigawatts até essa data.
A China tem criticado as sobretaxas de importação, alegando que tais medidas prejudicam os esforços globais de combate às mudanças climáticas. Em março, Liu Zhenmin, enviado sênior chinês para o clima, alertou que a dissociação da produção chinesa pode elevar em 20% os custos da transição energética mundial.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.