385 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Uma operação de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), conduzida pela Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRTE/BA) com apoio da Marinha do Brasil, resgatou 16 trabalhadores em condições análogas à escravidão. A ação ocorreu em um navio cargueiro ancorado na Baía de Todos os Santos, em Salvador, e foi concluída no dia 27 de setembro.
Os trabalhadores, contratados por uma empresa de Vitória (ES) para realizar serviços de lavagem e pintura dos porões do navio, que pertence a uma empresa norueguesa e ostenta bandeira das Ilhas Marshall, estavam submetidos a condições extremamente degradantes. Entre os resgatados, nove eram de Salvador, três do Maranhão e quatro do Espírito Santo.
Segundo o MTE, os trabalhadores enfrentaram cinco dias de condições sub-humanas, sem acesso a locais adequados para alimentação, descanso ou higiene. As refeições eram realizadas no convés, sentados no chão, e o descanso era feito em redes e colchonetes ao ar livre. Os banhos eram tomados com uma mangueira, sem privacidade, e as jornadas de trabalho chegavam a 14 horas diárias, com apenas uma pausa para o almoço.
Os trabalhadores foram retirados do navio e hospedados em terra firme após a operação, enquanto aguardavam o pagamento de suas verbas salariais e rescisórias. A conclusão do processo ocorreu entre os dias 24 e 25 de setembro, e todos foram encaminhados de volta aos seus estados de origem, além de cadastrados para receber o seguro-desemprego.
O governo Lula, através do MTE, tem intensificado ações contra o trabalho escravo, demonstrando seu compromisso em garantir os direitos dos trabalhadores e combater práticas degradantes que ainda ocorrem no país.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.