891 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Polícia Federal revelou que Valdemar Costa Neto, presidente do PL, foi informado pelos peritos contratados pelo partido de que não havia evidências de fraude nas eleições de 2022. Essa constatação foi enviada a Valdemar logo após o segundo turno. Ainda assim, a coligação de Jair Bolsonaro (PL) questionou a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), levando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a multar o PL em R$ 22,9 milhões por contestar a segurança do sistema eleitoral sem provas.
Durante sua gestão, Bolsonaro tentou desacreditar o Judiciário, defendendo até mesmo a participação das Forças Armadas na apuração eleitoral. Em delação premiada, o tenente-coronel Mauro Cid revelou que Bolsonaro consultou militares para saber como aplicar um golpe de Estado no Brasil.
Em resposta, a Polícia Federal lançou a Operação Tempus Veritatis ("A Hora da Verdade") em 2024, para investigar o plano golpista e punir os envolvidos. O plano incluía a prisão dos ministros do STF, Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
Atualmente, Bolsonaro está inelegível por disseminar fake news. Em 2022, ele fez acusações sem provas sobre a segurança do sistema eleitoral brasileiro, tentando influenciar a opinião pública e desestabilizar o processo democrático.
Com informações da CNN Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.