758 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Meta Platforms Inc., responsável por redes como Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads, foi multada em € 91 milhões pela Comissão de Proteção de Dados da Irlanda (DPC) por falhas graves na segurança de suas plataformas. A investigação começou em 2019, quando a empresa notificou que estava armazenando senhas de usuários em "plaintext", ou seja, sem qualquer proteção criptográfica.
A criptografia é fundamental para garantir que dados sensíveis, como senhas, não sejam facilmente acessados por terceiros. No entanto, a Meta falhou em aplicar esse método em várias contas de seus bilhões de usuários. Hoje, o Facebook tem mais de três bilhões de usuários ativos, e o Instagram conta com dois bilhões, segundo dados de 2024.
Essa não é a primeira vez que a Meta enfrenta problemas desse tipo. Em 2023, a empresa foi multada em € 1,2 bilhão por compartilhar dados de usuários europeus com autoridades dos Estados Unidos, em violação das regras da União Europeia. Esse incidente reforçou a importância da General Data Protection Regulation (GDPR), uma das leis mais rigorosas de proteção de dados no mundo.
Apesar de não haver provas de que os dados não protegidos em 2019 tenham sido acessados por terceiros, a quebra de integridade e confidencialidade foi suficiente para a aplicação da multa. O Departamento de Proteção de Dados irlandês declarou que essa decisão sublinha a necessidade de medidas adequadas para proteger as informações dos usuários.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.