421 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Dezoito dias após sua nomeação, Macaé Evaristo tomou posse nesta sexta-feira (27) como ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, em cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A posse acontece após a saída de Silvio Almeida, ex-ministro que deixou o cargo em meio a denúncias de assédio sexual, as quais ele nega.
O evento contou com a presença de ministras como Anielle Franco (Igualdade Racial), Cida Gonçalves (Mulheres), Marina Silva (Meio Ambiente) e Nísia Trindade (Saúde), além da primeira-dama, Janja Lula da Silva. A escritora Conceição Evaristo, prima de Macaé, fez uma breve leitura para abrir a cerimônia.
No discurso, Macaé agradeceu o convite de Lula e destacou sua trajetória como mulher negra e professora. "Tomo posse como ministra sem perder de vista que a minha maior credencial é ser uma pessoa absolutamente comum", afirmou. Ela também ressaltou a necessidade de mudar a visão de que os direitos humanos são apenas para "bandidos", apontando que o ministério precisa atuar de forma mais abrangente.
Licenciada do mandato de deputada estadual pelo PT de Minas Gerais, Macaé já iniciou mudanças na equipe do ministério desde sua chegada, no início de setembro. Durante seu discurso, ela também reforçou que as denúncias de assédio devem ser rigorosamente investigadas, garantindo ampla defesa.
Nas três semanas à frente do ministério, Macaé já acompanhou o presidente Lula em diversas agendas e iniciou o processo de reorganização da pasta. Durante a posse, Lula foi recebido com aplausos e gritos de apoio, assim como a nova ministra, celebrada pelo público presente.
Com informações do Brrasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.