547 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Lula (PT) celebrou nesta sexta-feira (27) nas redes sociais a queda histórica do desemprego no Brasil. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, do IBGE, a taxa de desemprego recuou para 6,6% no trimestre de junho a agosto de 2024, atingindo o menor nível para o período desde o início da série histórica, em 2012. Lula destacou o resultado como fruto do trabalho de seu governo.
"Mais uma boa notícia para o mercado de trabalho no Brasil: a taxa de desemprego em agosto foi a menor da série histórica da PNAD, iniciada em 2012, e temos mais de 102 milhões de pessoas empregadas. Vão dizer que é sorte, mas é só trabalho", escreveu o presidente.
De acordo com os dados do IBGE, a taxa caiu 0,5 ponto percentual em relação ao trimestre de março a maio de 2024, quando era de 7,1%, e 1,2 ponto percentual em comparação ao mesmo período de 2023, que registrava 7,8%.
A população desocupada agora é de 7,3 milhões, o menor número de pessoas procurando emprego desde 2015. Isso representa uma queda de 6,5% em relação ao trimestre anterior e uma redução de 13,4% na comparação anual, o que significa menos 1,1 milhão de pessoas em busca de trabalho.
O número de trabalhadores no Brasil também bateu recorde, chegando a 102,5 milhões. O crescimento trimestral foi de 1,2%, adicionando 1,2 milhão de trabalhadores, e a comparação anual mostra um aumento de 2,9%, com mais 2,9 milhões de pessoas empregadas.
Para Adriana Beringuy, coordenadora de pesquisas do IBGE, "a baixa taxa de desocupação reflete a expansão da demanda por trabalhadores em diversas atividades econômicas, levando a taxa a níveis semelhantes aos de 2013, quando o desemprego estava em seu menor patamar".
Veja a publicação do presidente:
Publicado por @lulaoficialVer no Threads