485 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O governo brasileiro está em negociações com o presidente russo Vladimir Putin para buscar uma solução de resgate para os brasileiros que se encontram no Líbano, diante dos ataques israelenses. Segundo informações do colunista Jamil Chade, do UOL, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, já agendou um encontro com representantes do governo sírio em Nova York, nesta sexta-feira (27), para tratar do tema.
Caso a situação se complique, Vieira também deve se reunir com o chanceler russo, Sergei Lavrov, para discutir alternativas de evacuação dos brasileiros. Uma das opções avaliadas pelo governo é o uso de uma base militar russa na Síria, como uma rota de fuga para aqueles que precisam ser resgatados.
Atualmente, cerca de 20 mil brasileiros vivem no Líbano. Inicialmente, o Itamaraty recomendou que eles deixassem o país por conta própria. No entanto, após os ataques que resultaram na morte dos jovens brasileiros Ali Kamal Abdallah, de 15 anos, e Myrna Raef, de 16, o governo começou a identificar aqueles que precisam de assistência para sair do país.
Há um mês, diplomatas sugeriram que a cidade síria de Latakia, onde está localizada uma base militar russa, pudesse ser usada como ponto de partida para navios e aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), o que reforça a importância das negociações com o Kremlin para garantir a segurança dos brasileiros.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.