Governo Lula lamenta morte de brasileiro no Líbano e reforça críticas a Israel

Portal Plantão Brasil
26/9/2024 11:41

Governo Lula lamenta morte de brasileiro no Líbano e reforça críticas a Israel

0 0 0 0

146 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O governo Lula (PT) divulgou, nesta quinta-feira (26), uma nota lamentando profundamente a morte do jovem brasileiro Ali Kamal Abdallah, de 15 anos, natural de Foz do Iguaçu, que foi vítima dos bombardeios aéreos israelenses no Vale do Bekaa, no Líbano. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o adolescente e seu pai, de nacionalidade paraguaia, perderam a vida na explosão ocorrida na última segunda-feira (23). A Embaixada do Brasil em Beirute está prestando apoio à família do jovem.

Na nota oficial, o Itamaraty, liderado por Mauro Vieira, expressou sua solidariedade à família e reafirmou sua condenação aos ataques israelenses que têm devastado áreas civis no Líbano. "O governo brasileiro reitera sua condenação, nos mais fortes termos, aos contínuos ataques aéreos israelenses contra zonas civis densamente povoadas no Líbano e renova seu apelo para o fim imediato das hostilidades", diz o comunicado.

Durante uma entrevista em Nova York, o presidente Lula criticou abertamente a postura do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ressaltando que o governante ignora as resoluções da ONU e que os ataques refletem um comportamento que não representa a vontade da maioria do povo israelense, que, segundo Lula, não apoia "esse genocídio". O presidente reforçou a necessidade de fortalecer a ONU para que possa atuar com mais eficácia diante de crises internacionais como essa.

A escalada do conflito se intensificou ainda mais após o Exército de Israel sugerir uma possível ofensiva terrestre no Líbano, em resposta às ações do grupo Hezbollah. As Forças Armadas israelenses continuam mobilizando tropas da reserva para o norte do país, intensificando os confrontos com o Hezbollah, o que aumenta o risco de uma invasão terrestre.

Leia a íntegra da nota do Ministério das Relações Exteriores.

"O governo brasileiro tomou conhecimento, com profundo pesar, da morte, no Vale do Bekaa, Líbano, do adolescente brasileiro Ali Kamal Abdallah, de 15 anos de idade, natural de Foz do Iguaçu. O menor e seu pai, de nacionalidade paraguaia, foram atingidos por explosão como resultado dos intensos bombardeios aéreos israelenses na região, na segunda-feira. A Embaixada do Brasil em Beirute está prestando assistência aos familiares do menor. O pai do adolescente também faleceu como resultado da explosão.

Ao solidarizar-se com a família, o Governo brasileiro reitera sua condenação, nos mais fortes termos, aos contínuos ataques aéreos israelenses contra zonas civis densamente povoadas no Líbano e renova seu apelo às partes envolvidas para que cessem imediatamente as hostilidades".

Com informações do Brasil 247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians