379 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a deputada bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti Neto prestem depoimento nesta quinta-feira (26), às 9h. Ambos são acusados de participação na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela emissão de documentos falsos, incluindo uma tentativa de falsificar um mandado de prisão contra o próprio ministro Moraes.
A denúncia foi aceita pela Primeira Turma do STF em maio deste ano, tornando Zambelli e Delgatti réus. A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusa Zambelli de ser a "autora intelectual" da invasão, coordenando o ataque e usando Delgatti, que tem conhecimentos técnicos, para executar o crime. Os dois respondem pelos crimes de falsidade ideológica e invasão de dispositivo informático.
Segundo a PGR, entre agosto de 2022 e janeiro de 2023, Delgatti invadiu o sistema do Judiciário sob ordens de Zambelli, adulterando informações de forma "consciente e voluntária". Na última segunda-feira (23), várias testemunhas foram ouvidas, incluindo Jean Hernani Guimarães Vilela, ex-assessor parlamentar de Zambelli. Ele negou envolvimento da deputada com atividades ilegais, alegando que não sabia das ações criminosas de Delgatti.
Zambelli, que já havia sido alvo de investigações anteriores, enfrenta mais uma acusação grave que reforça a atuação criminosa de bolsonaristas em ataques às instituições democráticas. Moraes mantém o cerco, garantindo que quem atenta contra o Estado de Direito enfrente as consequências de seus atos.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.