China exige retirada de mísseis americanos nas Filipinas em meio a risco de guerra com os EUA

Portal Plantão Brasil
25/9/2024 16:48

China exige retirada de mísseis americanos nas Filipinas em meio a risco de guerra com os EUA

0 0 0 0

185 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A tensão entre os Estados Unidos e a China está em um perigoso aumento, e dois eventos recentes acenderam o alerta para um possível conflito entre as duas potências até 2027. Um desses acontecimentos foi o anúncio de um plano de guerra dos EUA que coloca a China como principal alvo, enquanto o outro envolve a decisão de Washington de manter seu sistema de mísseis de médio alcance nas Filipinas, apesar das exigências de Pequim para sua remoção.

Na quarta-feira (18), a almirante Lisa Franchetti, Chefe de Operações Navais dos EUA, apresentou o chamado "Projeto 33", uma iniciativa que visa expandir a presença de sistemas robóticos e autônomos na frota naval americana até 2027. Segundo Franchetti, o projeto tem como objetivo fortalecer a prontidão militar dos EUA diante de um possível conflito com a China. "O presidente da República Popular da China, Xi Jinping, disse às suas forças para estarem prontas para a guerra até 2027. Estaremos mais prontos", afirmou a almirante, destacando que o plano busca fazer avanços estratégicos no menor tempo possível com os recursos disponíveis.

Enquanto isso, a questão dos mísseis nas Filipinas intensifica as tensões. Os EUA deixaram claro que não têm planos imediatos de retirar o sistema de mísseis Typhon, que pode atingir alvos chineses. Segundo a Reuters, a intenção dos Estados Unidos é testar o uso desse sistema em um possível conflito regional, o que tem causado grande apreensão na China.

O governo chinês, por meio de seu porta-voz Lin Jian, expressou preocupação em uma coletiva de imprensa, afirmando que a presença dos mísseis ameaça a segurança dos países da região e incita confrontos geopolíticos. Lin reiterou que a China espera que os EUA respeitem os apelos das nações vizinhas e interrompam a escalada militar, retirando os mísseis das Filipinas.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians