Claudecy Lemes, investigado por destruir 81 mil hectares do Pantanal, ainda abastece gigantes da carne

Portal Plantão Brasil
25/9/2024 10:43

Claudecy Lemes, investigado por destruir 81 mil hectares do Pantanal, ainda abastece gigantes da carne

0 0 0 0

556 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O pecuarista Claudecy Oliveira Lemes, investigado por desmatamento ilegal de uma área de 81,2 mil hectares no Pantanal ao longo de três anos, continua a fornecer para os principais frigoríficos do país, de acordo com um relatório divulgado pela organização Mighty Earth na última terça-feira (17). Entre as empresas que recebem gado das fazendas de Lemes estão gigantes como JBS, Marfrig e Minerva, todos abastecendo grandes varejistas como Carrefour, Grupo Pão de Açúcar e Assaí.

A destruição, concentrada em 11 fazendas localizadas no Mato Grosso, foi realizada por meio de pulverização aérea com 25 tipos de agrotóxicos, incluindo o altamente tóxico 2,4-D, um dos componentes do "Agente Laranja" usado pelos Estados Unidos na Guerra do Vietnã. O objetivo era eliminar a vegetação nativa para expandir a criação de gado, em detrimento do Pantanal, bioma reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco.

Apesar de sua participação em um esquema tão devastador, Lemes segue com parte de suas atividades operando. Sua fazenda Monique Vale, utilizada para engorda de gado antes do abate, beneficiou diretamente frigoríficos como a JBS em 2023. Embora a empresa afirme ter bloqueado as fazendas de Lemes, não especifica em que momento ou condições isso ocorreu.

O relatório da Mighty Earth evidencia que, entre 3.113 fornecedores diretos dos três frigoríficos mencionados, há desmatamento vinculado a mais de 38 mil hectares de vegetação nativa. Já entre os fornecedores indiretos, a destruição chega a 72 mil hectares.

Lemes, que já acumula 15 autuações por danos ambientais, teve uma das acusações prescritas recentemente. O desmatamento de mais de 3 mil hectares entre 2013 e 2018, no município de Barão de Melgaço, foi arquivado, decisão que a promotora de Justiça Ana Luíza Ávila Peterlini classificou como equivocada, afirmando que o Ministério Público irá recorrer.

Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians