662 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um forte alerta nesta terça-feira (24), durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York, denunciando as tentativas da extrema-direita de minar a democracia no Brasil e em outras partes do mundo, incluindo os Estados Unidos. Lula criticou duramente a agenda reacionária e antidemocrática defendida por líderes como Donald Trump, reforçando a importância da preservação da democracia, dos direitos humanos e da luta contra o ódio.
Lula destacou que a extrema-direita tenta desviar a atenção dos verdadeiros problemas ao atacar migrantes, mulheres e minorias, utilizando um discurso identitário distorcido. Ele alertou que ceder a essas narrativas autoritárias apenas reforça a violência contra a democracia e os direitos sociais. Para o presidente, o pluralismo é essencial para fortalecer a sociedade, e a democracia é a única base sólida para garantir um mundo mais pacífico e próspero.
O presidente também lembrou que a construção da democracia é uma responsabilidade de cada povo e país, e que não pode ser imposta de fora. Para Lula, é necessário fortalecer a participação social, ouvir movimentos sociais, estudantes, mulheres, trabalhadores e minorias, sempre para revigorar a democracia e garantir a coesão social sem silenciar vozes divergentes.
Lula enfatizou que a defesa dos direitos humanos, do meio ambiente e da democracia deve ser uma prioridade, e que as instituições precisam estar fortalecidas para proteger esses princípios. Segundo o presidente, apenas uma democracia robusta e inclusiva conseguirá resolver os desafios do mundo contemporâneo.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.