630 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva lançou nesta terça-feira (24) uma consulta pública na Plataforma Brasil Participativo para discutir o texto-base do G20 Social, que ocorrerá no Rio de Janeiro em novembro. O evento terá três eixos principais: combate à fome, à pobreza e à desigualdade; sustentabilidade e mudanças climáticas; e reforma da governança global. A consulta estará aberta até 31 de outubro e permitirá a participação de pessoas de todo o mundo.
Em 2022, 33,1 milhões de brasileiros sofriam com insegurança alimentar grave, número que caiu para 8,7 milhões em 2023, graças às políticas sociais adotadas pelo governo Lula. Os dados mostram que o compromisso com a redução da fome e da desigualdade tem gerado resultados concretos, algo que será amplamente discutido no G20 Social.
A transição energética e a segurança alimentar são outros pontos centrais do evento, com investimentos previstos de R$ 540,3 bilhões no setor de energia, dentro do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ao todo, o programa prevê R$ 1,7 trilhão em investimentos por todo o Brasil.
O conteúdo da consulta pública é fruto de um amplo diálogo com movimentos sociais e organizações da sociedade civil, incluindo mil representantes no Encontro Preparatório da Cúpula Social do G20. As contribuições serão analisadas e levadas para as plenárias que ocorrerão durante o evento, que também contará com atividades culturais e feiras populares.
Aqueles interessados em participar podem acessar o site gov.br/g20socialparticipativo, onde poderão comentar o texto-base e propor suas ideias.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.