554 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (23) que o governo federal está respeitando as regras do novo arcabouço fiscal que a meta para as contas públicas será cumprida neste ano. Durante uma entrevista em Nova York, Haddad explicou que o governo está mantendo as despesas limitadas a 2,5% de crescimento em relação ao ano passado, conforme mostram os dados do último relatório bimestral de receitas e despesas.
Entre os fatores que devem impulsionar as receitas futuras estão a reoneração gradual da folha de pagamento, prevista para 2025, e o fim do Perse, programado para 2026. Além disso, o ministro destacou que os gastos com a Previdência e o BPC ficaram abaixo do esperado, o que também contribuirá para o equilíbrio das contas.
Haddad também ressaltou que o governo está substituindo receitas extraordinárias por uma fonte de arrecadação mais consistente, assegurando o cumprimento das obrigações fiscais. Ele afirmou que o presidente Lula já o abordou sobre o cronograma para o Brasil recuperar o grau de investimento pelas agências de classificação de risco, e a expectativa é de que o país suba um degrau nessa avaliação no próximo ano.
O ministro ainda mencionou que as agências de risco elogiaram a autonomia do Banco Central e a boa relação do governo com o Congresso e o Judiciário, fatores que fortalecem a estabilidade econômica do país.
Com informações da Reuters
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.