Governo Lula exonera agente investigado no caso da "Abin paralela"

Portal Plantão Brasil
23/9/2024 15:01

Governo Lula exonera agente investigado no caso da "Abin paralela"

0 0 0 0

292 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou nesta segunda-feira (23) a exoneração de Fabrício Cardoso de Paiva, agente da Abin. Ele foi responsável pela segurança de Tarcísio de Freitas (Republicanos) durante a campanha ao governo de São Paulo em 2022 e agora é investigado pela Polícia Federal no caso da ’Abin paralela’, instaurado ainda no governo de Jair Bolsonaro (PL).

Paiva, homem de confiança de Tarcísio, acompanhava o político desde o tempo em que este era ministro de Infraestrutura de Bolsonaro. Durante a campanha de 2022, Paiva se afastou da Abin, porém, há indícios de que já estava trabalhando na campanha antes mesmo de a licença ser oficialmente concedida.

A demissão foi formalizada por "abandono de cargo", conforme a portaria assinada por Rui Costa (PT), ministro-chefe da Casa Civil. A ausência de Paiva em suas funções sem autorização da Abin foi o motivo para a exoneração.

O agente é alvo da operação Última Milha, deflagrada pela PF, que investiga o uso ilegal do sistema First Mile durante o governo Bolsonaro. O esquema envolvia monitoramento irregular de membros do Judiciário e da imprensa. Paiva também teria ligações com Paulo Maurício Fortunato Pinto, ex-diretor da Abin, que também foi afastado por ordem do STF.

Durante a campanha de Tarcísio, Paiva esteve envolvido em outra polêmica, quando tentou intimidar um cinegrafista após um tiroteio ocorrido em Paraisópolis, que assustou a equipe de campanha.

Com informações do Metrópoles

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians