337 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta segunda-feira (23) com o chanceler alemão Olaf Scholz, em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU. A reunião teve como foco acordos comerciais, questões ambientais e outros temas globais. Lula destacou a importância de uma reforma nas instituições internacionais, apontando a falta de representatividade do Sul Global, que precisa ter seu peso econômico e político reconhecido.
Um dos principais temas foi o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. Scholz quer expandir a presença da Alemanha no mercado sul-americano, enquanto o Brasil tenta adiar a implementação de uma lei europeia que proíbe a importação de produtos agrícolas de áreas desmatadas recentemente, o que pode gerar prejuízos bilionários ao Brasil.
As questões ambientais foram centrais, com Lula buscando proteger os interesses brasileiros diante de legislações que podem ser consideradas protecionistas. Além disso, Lula reiterou seu compromisso com a justiça climática, afirmando que o Brasil lidera a luta contra a fome e a pobreza, especialmente como presidente do G20.
Também foram discutidos os conflitos no Oriente Médio e a guerra entre Rússia e Ucrânia, além da reforma das instituições de governança global. Brasil e Alemanha buscam assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, reivindicando uma reestruturação para refletir melhor o atual cenário global.
No período da tarde, Lula se reuniu com Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, para tratar dos mesmos temas, com ênfase nas questões comerciais e ambientais, além da reforma das instituições internacionais.
Assista ao discurso de Lula na ONU:
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.