Em discurso histórico na ONU, Lula propõe ações globais para enfrentar crises

Portal Plantão Brasil
22/9/2024 13:22

Em discurso histórico na ONU, Lula propõe ações globais para enfrentar crises

0 0 0 0

235 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um discurso contundente na Cúpula do Futuro, organizada pela ONU em Nova York. Lula ressaltou a necessidade urgente de pactos globais para enfrentar desafios como a fome, mudanças climáticas e desigualdades sociais. Ele criticou a ineficácia das atuais instâncias multilaterais e alertou que o mundo pode falhar no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que estão em risco devido ao ritmo lento de implementação.

Lula destacou a proposta do Brasil, na presidência do G20, de lançar uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Além disso, enfatizou a importância de um "balanço ético global" para preparar a COP30, com foco em justiça climática e solidariedade. Também criticou a falta de representatividade do Sul Global nas decisões mundiais, pedindo reformas no Conselho de Segurança da ONU e nas instituições de Bretton Woods, que não refletem as demandas dos países em desenvolvimento.

O presidente brasileiro defendeu ainda uma governança digital inclusiva e novas formas de tributar grandes corporações, especialmente no setor de tecnologia, e reafirmou a importância de uma ONU mais forte e com autoridade para enfrentar os desafios globais. Ele encerrou pedindo coragem para promover mudanças estruturais que beneficiem as gerações futuras.



Com informações do Brasil247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians