784 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, manifestou forte repúdio nesta sexta-feira (20/9) ao pedido de congressistas republicanos dos Estados Unidos para cassar os vistos de Alexandre de Moraes e outros ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A ação seria uma retaliação ao bloqueio da plataforma X (ex-Twitter) no Brasil, ordenado pelo STF.
Quatro deputados e um senador dos EUA, todos republicanos, enviaram uma carta ao secretário de Estado Antony Blinken, alegando que os magistrados brasileiros estariam restringindo a liberdade de expressão. Lewandowski, no entanto, enfatizou que as plataformas digitais devem obedecer às leis do Brasil se quiserem operar no país, classificando como "intolerável" a ameaça de cassação de vistos.
O ministro também destacou que nos EUA há debates sobre a atuação inadequada de plataformas como o TikTok para fins ideológicos, e que no Brasil se especula que o X esteja a serviço de uma determinada ideologia. Lewandowski defendeu que as plataformas precisam ser usadas para disseminar a verdade e, caso contrário, o STF tem o direito de impor restrições.
Durante o seminário "Impactos Setoriais da Inteligência Artificial", realizado em São Paulo, Lewandowski também abordou a importância da regulação da inteligência artificial no Brasil, afirmando que o país deve garantir sua soberania digital. Ele ressaltou o papel do Projeto de Lei 2.338/2023 no Senado como parte dessa iniciativa.
Com informações da Conjur
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.