847 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Polícia Federal (PF) prendeu, até esta sexta-feira (20), 35 candidatos que concorrem nas eleições de 2024 e que estavam com mandados de prisão em aberto. Os candidatos, pertencentes a diversos partidos, foram detidos em 10 estados: Minas Gerais, Maranhão, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Roraima, Sergipe, Acre, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.
Os crimes pelos quais esses candidatos são investigados incluem associação para o tráfico de drogas, corrupção ativa, porte ilegal de armas, promoção de imigração ilegal (inclusive de crianças e adolescentes), tráfico de drogas, dívida por pensão alimentícia e estupro de menor.
Conforme a legislação brasileira, ter um mandado de prisão em aberto não impede uma candidatura. Apenas condenações definitivas ou por um colegiado de juízes são motivos para inelegibilidade. No entanto, aqueles com mandados em aberto podem ser presos caso sejam localizados pela polícia.
A operação da PF visa garantir a legalidade das eleições e manter sob controle os candidatos com histórico criminal, reforçando a necessidade de um processo eleitoral limpo e seguro.
Com informações do g1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.