Copom decide hoje sobre possível alta da Selic em meio a pressões inflacionárias

Portal Plantão Brasil
18/9/2024 12:44

Copom decide hoje sobre possível alta da Selic em meio a pressões inflacionárias

0 0 0 0

140 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decide hoje, quarta-feira (17), se mantém ou aumenta a taxa básica de juros, a Selic. A recente alta do dólar e os efeitos da seca no preço de energia e alimentos geram incerteza sobre a primeira possível elevação dos juros em mais de dois anos. No último comunicado, o Copom apontou cautela diante do cenário econômico atual. Segundo o boletim Focus, a expectativa é de uma elevação de 0,25 ponto percentual, encerrando 2024 em 11,25% ao ano.

A última vez que os juros foram elevados foi em agosto de 2022, de 13,25% para 13,75% ao ano. Desde então, houve cortes sucessivos, levando a taxa a 10,5% ao ano em maio deste ano. Nas reuniões de junho e julho, o Copom decidiu manter a Selic em 10,5%, o menor patamar desde fevereiro de 2022. A decisão desta quarta-feira será anunciada ao fim do dia.

Na última reunião, o Copom considerou a possibilidade de aumentar os juros devido à valorização do dólar e ao aumento dos gastos públicos. A inflação estimada para 2024 subiu para 4,35%, próxima do teto da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Em agosto, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou deflação de 0,02%, mas o alívio é temporário, pois a energia elétrica e os alimentos devem pressionar os preços devido à seca prolongada.

A Selic é a principal ferramenta do BC para controlar a inflação, influenciando as taxas de juros cobradas no mercado. A elevação da Selic visa conter a demanda, tornando o crédito mais caro e estimulando a poupança. Embora isso possa reduzir a inflação, também pode frear o crescimento econômico. Por outro lado, a redução da Selic barateia o crédito, incentivando produção e consumo.

O Copom se reúne a cada 45 dias, em dois dias de análise sobre as economias brasileira e mundial. A meta de inflação para 2024 é de 3%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. No último relatório, o BC estimou que o IPCA terminaria 2024 em 4%, antes dos impactos recentes do dólar e da seca prolongada. O próximo relatório será divulgado no fim de setembro.

Com informações do Brasil 247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians