1083 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Durante a cerimônia de assinatura de convênios entre Sebrae e ApexBrasil no Palácio do Planalto, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o Brasil está entrando em um ciclo sustentável de crescimento econômico. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin, além de diversas autoridades.
Haddad destacou que o Brasil passou por uma década de desarranjos fiscais, acumulando déficits e crescimento econômico de baixa qualidade. Ele apontou os esforços atuais para reequilibrar as contas públicas, mencionando negociações complexas com o Congresso e o Judiciário. Segundo o ministro, "tivemos 10 anos de muita truculência no Brasil, um desarranjo completo das contas públicas, que estão sendo colocadas em ordem".
O ministro ressaltou que, nos últimos anos, o país acumulou cerca de R$ 3 trilhões em déficits primários, sem resultados expressivos nem no campo econômico, nem no social. No entanto, ele acredita que a estratégia de ajuste fiscal em curso pode trazer uma recuperação sólida, permitindo ao Brasil crescer acima da média global após anos de estagnação.
Para Haddad, a chave para essa retomada é o cumprimento do novo arcabouço fiscal, que visa estabilizar as finanças do país. Ele expressou confiança de que o Brasil está no caminho certo. "Nós temos todas as condições. E é o que já está acontecendo. Nós fomos para trás e agora estamos indo para frente de novo", afirmou.
A cerimônia também marcou a assinatura de convênios entre Sebrae, entidades setoriais e a ApexBrasil, visando promover a internacionalização de cooperativas, micro e pequenas empresas, principalmente nas regiões Norte e nordeste. O acordo prevê investimentos de R$ 537 milhões nos próximos dois anos, beneficiando cerca de 19 mil empresas.
Décio Lima, presidente do Sebrae, destacou a importância dessa parceria para que pequenos negócios brasileiros tenham acesso ao mercado global. "O Sebrae tem o papel de atuar nas condições do ambiente de negócios e permitir que os pequenos possam participar das agendas internacionais de interação econômica", afirmou.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.