PGR denuncia deputados do PL por corrupção em emendas parlamentares

Portal Plantão Brasil
17/9/2024 11:34

PGR denuncia deputados do PL por corrupção em emendas parlamentares

0 0 0 0

377 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra três deputados federais do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, por corrupção envolvendo emendas parlamentares. Os deputados acusados são Josimar Maranhãozinho (PL-MA), Bosco Costa (PL-SE) e Pastor Gil (PL-MA), integrantes do chamado baixo clero da Câmara. Eles foram denunciados por corrupção passiva e organização criminosa. Em outra investigação, ainda sem denúncia, Maranhãozinho foi gravado pela Polícia Federal manuseando caixas de dinheiro vivo.

O ministro do STF Cristiano Zanin, relator do caso, já determinou a intimação dos acusados para que apresentem defesa prévia. Após essa etapa, a Primeira Turma do STF deve decidir se transforma os denunciados em réus. Esta é a primeira denúncia da PGR, sob o comando de Paulo Gonet, relacionada a irregularidades com emendas. A gestão de Gonet já acionou o STF para barrar o uso das "Emendas Pix", consideradas inconstitucionais, e iniciou um pente-fino sobre essas emendas nos estados.

O caso envolve o envio de emendas para a Prefeitura de São José de Ribamar (MA), com o objetivo de desviar parte dos recursos, estimado em R$ 1,6 milhão. O ex-prefeito Eudes Sampaio relatou à PF ter sido alvo de extorsão pelo grupo, que exigia parte dos valores das emendas. A PGR apresentou mensagens que, segundo a acusação, comprovam a pressão sobre o prefeito. Embora o dinheiro não tenha sido efetivamente repassado, a PGR considerou que houve crime de corrupção passiva, que inclui solicitar ou receber vantagem indevida.

A PGR apontou também que houve monitoramento do prefeito, mas não identificou atos violentos específicos. Josimar Maranhãozinho foi indiciado em três inquéritos diferentes pela PF, além de outras investigações em andamento na PGR relacionadas a desvios de emendas. O caso em que ele aparece em vídeo carregando dinheiro vivo está na PGR desde 2021, mas segue sem definição.

Com informações do UOL

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians