223 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Em conversas recentes com a cúpula do PT, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou cansaço e preocupação com a logística de segurança, indicando que não pretende participar de comícios em todo o país durante as eleições municipais de 2024. Essa decisão tem causado frustração entre líderes petistas, que esperavam maior engajamento de Lula para conquistar ao menos uma prefeitura de capital.
Lula afirmou que, para participar das campanhas, teria que agir fora do expediente, pois a legislação impede agentes públicos de se envolverem em atos eleitorais durante o horário de trabalho. Além disso, a lei proíbe o uso de recursos públicos para fins eleitorais, o que faria com que o PT precisasse custear as viagens do presidente. O petista também demonstrou preocupação com a complexa logística de segurança e deslocamento, que envolve trabalho prévio e acompanhamento do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e de seus assessores.
O PT gostaria que Lula estivesse presente em campanhas nas cidades de Porto Alegre, Belo Horizonte, Fortaleza, Vitória, Natal e Goiânia. Em 2020, o partido não conquistou nenhuma capital e busca reverter esse cenário em 2024. No entanto, a cúpula petista já não acredita mais na presença de Lula nesses palanques antes do primeiro turno, em 6 de outubro.
Até o momento, a única cidade em que Lula deve marcar presença antes do primeiro turno é São Paulo. O presidente tem planos de visitar a capital paulista pelo menos mais uma vez em 29 de setembro, a seis dias das eleições. A vitória de Guilherme Boulos (PSOL) é vista como prioridade para o presidente. Lula participou de dois comícios ao lado de Boulos em agosto e também apareceu em propagandas eleitorais do candidato.
O tempo para que Lula possa viajar antes do primeiro turno está ficando curto. Ele tem compromissos em Brasília até 18 de setembro e, em 21 de setembro, embarca para Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU. Seu retorno ao Brasil está previsto para 26 de setembro. Em seguida, no dia 30 de setembro, viaja ao México para a posse presidencial de Claudia Sheinbaum.
Com informações do Poder 360
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.