Operação de Lula na Terra Yanomami força rendição de garimpeiros

Portal Plantão Brasil
16/9/2024 14:27

Operação de Lula na Terra Yanomami força rendição de garimpeiros

0 0 0 0

263 visitas - Fonte: Plantão Brasil

As equipes federais que atuam na Terra Indígena Yanomami (TIY) em Roraima, enviadas por ordem do presidente Lula, apresentaram novos resultados entre os dias 8 e 14 de setembro. Dez garimpeiros, sem acesso a alimentos e temendo pela vida, se entregaram voluntariamente à base de segurança em Kayanaú e Palimiú. Eles foram detidos e encaminhados à delegacia em Boa Vista, conforme informou o Ministério da Casa Civil nesta segunda-feira (16).

As operações na TIY visam interromper a logística dos garimpeiros ilegais, dificultando o acesso a suprimentos e materiais nos acampamentos criminosos. Segundo depoimentos dos garimpeiros, a falta de insumos e o crescente risco nas áreas de conflito foram os principais motivos para sua rendição. O governo Lula anunciou que vai intensificar as ações nos próximos dias, incluindo a destruição de pistas de pouso clandestinas na reserva.

Na última semana, as forças de segurança destruíram 14 acampamentos ilegais, oito antenas de comunicação via satélite, incluindo equipamentos da Starlink, de Elon Musk, 38 motores, 12 geradores e uma arma de fogo artesanal. Também foram inutilizados 1.350 litros de diesel e apreendidas sete armas, três munições e uma antena Starlink utilizada pelos garimpeiros.

Desde o início de 2024, o governo Lula já realizou 1.773 operações de combate ao garimpo e à logística ilegal na Terra Indígena Yanomami. Essas ações são coordenadas pela Casa de Governo, responsável pela supervisão e gestão da segurança na região.

Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians