778 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O renomado climatologista Carlos Nobre, referência mundial em estudos sobre aquecimento global, expressou grande preocupação com o avanço da crise climática. Em entrevista ao Estadão, Nobre afirmou que o aquecimento global está ocorrendo mais rápido do que o previsto pelos cientistas. Ele acredita que 2024 deve quebrar novos recordes de temperatura, com ondas de calor intensas e secas devastadoras atingindo o planeta. No Brasil, a situação é alarmante, com mais de 5 mil focos de incêndio registrados até o momento, afetando severamente biomas como o Pantanal e a Amazônia.
Nobre destacou que a maior parte desses incêndios no Brasil, entre 95% e 97%, são causados por ações criminosas, e não por fenômenos naturais, como raios. Ele defende que o poder público melhore sua resposta, com mais brigadistas, investigações e uso de tecnologia para combater o crime organizado que está por trás desses incêndios. O climatologista ressalta que o país enfrenta uma guerra contra as queimadas e que o governo precisa agir com urgência.
A crise climática já se reflete em outras partes do mundo, como nos Estados Unidos, Canadá e Europa, onde os incêndios também são frequentes, mas causados por descargas elétricas, diferentemente do Brasil. Nobre alertou que, se as emissões de gases de efeito estufa não forem drasticamente reduzidas, biomas como o Pantanal e a Amazônia correm o risco de desaparecer nas próximas décadas.
O governo Lula reconhece a gravidade da situação e recentemente anunciou a criação da Autoridade Climática, uma iniciativa importante para coordenar ações de combate à crise ambiental e acelerar a transição para uma economia sustentável.
Veja a entrevista completa aqui:
Com informações de O Estadão
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.