506 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O advogado-geral da União, Jorge Messias, respondeu com firmeza às críticas feitas pela colunista Deirdre Nansen McCloskey, que acusou o presidente Lula de ser "contrário ao livre discurso" em um artigo publicado na Folha de S. Paulo. Messias, em artigo no mesmo jornal, defendeu o compromisso de Lula com a liberdade de expressão e refutou qualquer associação do presidente com práticas de censura.
Messias destacou que proteger a liberdade de expressão não significa defender discursos de ódio, rebatendo a tentativa de associar Lula ao termo "criminoso". Ele lembrou que o presidente cumpriu 580 dias de prisão por uma decisão do ex-juiz Sergio Moro, que foi considerado suspeito pelo STF, e mesmo assim, Lula sempre respeitou as determinações da Justiça, apesar de considerá-las injustas.
O advogado-geral ressaltou ainda que a liberdade de expressão no Brasil, garantida pela Constituição de 1988, permitiu que vozes historicamente marginalizadas, como as de indígenas, negros, mulheres e LGBTQIA+, fossem ouvidas. Ele enfatizou que o verdadeiro significado da liberdade de expressão inclui a inclusão dessas vozes no debate público.
Messias afirmou que, para Lula, a defesa da liberdade de expressão está diretamente ligada à inclusão social e ao respeito à diversidade. "Defender a liberdade de expressão é garantir que todos, inclusive os mais marginalizados, tenham voz e espaço na sociedade", declarou, lembrando a diversidade presente na posse de Lula, com representantes de vários grupos sociais subindo a rampa do Planalto.
Ele também abordou a questão das redes sociais e a ação do ministro Alexandre de Moraes, do STF, contra a empresa X (antiga Twitter), que desrespeitou a Lei Geral de Proteção de Dados. Messias defendeu a decisão judicial de suspender as operações da empresa, afirmando que ela preferiu "a ilegalidade em vez da conformidade".
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.