425 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Amazônia se tornou a maior emissora de gases de efeito estufa do mundo nos últimos dias, conforme dados do programa europeu de observação da Terra, Copernicus. Esse triste recorde está diretamente relacionado ao desmatamento desenfreado e ao número crescente de queimadas na região, uma consequência direta da falta de políticas ambientais efetivas no passado.
O pesquisador Lucas Ferrante, da USP e da Universidade Federal do Amazonas, alerta que o aumento significativo de monóxido de carbono e aerossóis na atmosfera da Amazônia é um sinal claro do impacto devastador dessa crise. Esses gases estão entre os maiores responsáveis pelo aquecimento global, agravando ainda mais a já crítica situação climática.
Camila Silva, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), reforça que as emissões da Amazônia têm consequências globais, como o aumento do nível dos mares e mudanças radicais nos padrões climáticos, ameaçando a vida no planeta.
As queimadas afetam diretamente os moradores da região. Em São Félix do Xingu, no Pará, quase 5 mil focos de calor foram registrados, o que tem causado problemas sérios para a saúde e a economia local. A fumaça densa que cobre a cidade é atribuída à severa estiagem e ao uso do fogo para limpar áreas, uma prática que já não condiz com a gravidade da situação atual.
O combate às queimadas enfrenta enormes dificuldades, com a falta de estrutura adequada e apoio logístico para controlar a destruição. A ausência de investimentos e planejamento adequado apenas agrava essa crise ambiental que afeta não só o Brasil, mas o mundo.
Assista aos vídeos:
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.