440 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Nesta quinta-feira (12), uma frente fria acompanhada de fortes chuvas, trovoadas e risco de granizo chega ao Rio Grande do Sul, de acordo com a Metsul Meteorologia. A mesma frente já está atuando no centro da Argentina e no Uruguai, causando quedas de temperatura em Montevidéu e Buenos Aires, e agora avança sobre os estados do sul do Brasil.
As chuvas começam na madrugada e manhã de quinta-feira, com um avanço significativo ao longo do dia. A previsão é que esse sistema climático atinja outras regiões da Centro-Sul até sexta-feira e avance para o Sudeste a partir de domingo, provocando mais instabilidade.
Além das enchentes e granizo, a Metsul alerta para a possibilidade da chamada "chuva preta". Esse fenômeno ocorre quando a precipitação traz poluentes, fuligem ou cinzas, geralmente associadas a queimadas florestais ou poluição industrial, e pode ser prejudicial à saúde.
A chuva preta não necessariamente é escura, mas é um indicativo de altos níveis de poluição. Ela costuma ser observada em áreas próximas a indústrias ou regiões com queimadas intensas, segundo especialistas da Metsul.
O Brasil, atualmente, enfrenta uma situação crítica com relação às queimadas, especialmente na Amazônia e no Centro-Oeste, o que compromete a qualidade do ar em diversas regiões do país. Esse cenário de poluição tem agravado as condições atmosféricas, aumentando a incidência de fenômenos como a "chuva preta".
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.