447 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Durante uma entrevista à rádio Norte FM, nesta quarta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou uma ideia que já vinha sendo discutida há algum tempo: utilizar os militares das Forças Armadas no combate às queimadas, que têm se tornado cada vez mais frequentes no Brasil devido à crise climática. Essa proposta visa dar uma função útil aos militares, historicamente conhecidos por privilégios e envolvimentos em ações de cunho golpista.
Lula sugeriu que os jovens em serviço militar, que somam cerca de 70 mil por ano, sejam treinados para atuar na defesa do meio ambiente. "Podemos preparar esses meninos para combater as mudanças climáticas, proteger a floresta, a água e a vida humana", disse o presidente, destacando que essa medida é urgente diante dos impactos ambientais que o país enfrenta.
O presidente também ressaltou a gravidade da situação, mencionando a criação de uma autoridade climática, anunciada na terça-feira (10), para coordenar os esforços de combate às mudanças climáticas. Para Lula, essa é uma questão de responsabilidade coletiva, e os militares devem assumir um papel ativo nessa luta.
Lula frisou que a ideia é ter milhões de pessoas preparadas para enfrentar as queimadas, levando a sério a questão climática, que não pode mais ser vista como um problema secundário ou restrito ao debate acadêmico. "É uma responsabilidade de todos nós", afirmou.
Contudo, a proposta não foi bem recebida por alguns oficiais das Forças Armadas. Eles argumentam que essa função não faz parte das responsabilidades constitucionais do Exército, Marinha e Aeronáutica, e se opõem ao envolvimento dos militares nessa nova missão.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.