561 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Durante o debate presidencial de terça-feira, o ex-presidente Donald Trump fez uma afirmação infundada sobre imigrantes haitianos em Ohio, acusando-os de comer cães e outros animais de estimação. “Eles estão comendo os cachorros, estão comendo os gatos. Eles estão comendo os animais de estimação das pessoas que vivem lá, e isso é uma vergonha”, disse Trump, sem apresentar provas, ao responder uma pergunta sobre imigração.
Essa declaração foi rapidamente desmentida e classificada como mais uma fake news disseminada pelo ex-presidente. Em uma era de disseminação rápida de desinformação, é preocupante ver figuras públicas alimentando rumores sem qualquer base factual. O âncora da ABC News, David Muir, que moderava o debate, prontamente checou as alegações de Trump e afirmou que as autoridades de Springfield, Ohio, não têm qualquer registro confiável de animais de estimação sendo maltratados por imigrantes.
O prefeito de Springfield, Rob Rue, reforçou a falsidade dos rumores. “Esses boatos desviam o foco dos problemas reais, como a necessidade de moradias adequadas, recursos para as escolas e o sobrecarregado sistema de saúde”, disse ele durante uma reunião da comissão municipal. A mentira divulgada por Trump, originada em grupos de Facebook, é mais um exemplo de como fake news prejudicam a sociedade.
Assista:
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.