639 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Ministério Público Eleitoral (MPE) se posicionou a favor da cassação da deputada bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP) por disseminar fake news relacionadas às eleições. O procurador regional eleitoral, Paulo Taubemblatt, apresentou um parecer ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) pedindo a perda do mandato da parlamentar, em resposta a uma ação movida pela deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) logo após as eleições de 2022. Além da cassação, a ação também solicita a inelegibilidade de Zambelli por oito anos.
O procurador apontou que as postagens da deputada tiveram a "clara intenção de desmerecer o sistema de justiça", contribuindo para minar a confiança na democracia e inflamando uma parcela significativa dos eleitores. Segundo Taubemblatt, os ataques feitos por Zambelli ao sistema eleitoral visavam enfraquecer a credibilidade das instituições que conduzem o processo eleitoral.
A manifestação ainda conecta essas ações ao clima de animosidade que culminou nos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. A defesa de Zambelli, por sua vez, alega que suas publicações não violaram nenhuma lei, sendo apenas uma tentativa de "questionar" o sistema eleitoral. O TRE-SP ainda não definiu a data do julgamento.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.