674 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A rede social X, controlada por Elon Musk, está sendo processada na Justiça Federal da Austrália por falhas em lidar com casos de abuso sexual infantil na plataforma. A Comissão de Segurança Eletrônica da Austrália (eSafety) revelou que, após a compra do Twitter por Musk, a detecção proativa de material de exploração sexual infantil caiu de 90% para 75%. A rede social foi multada em setembro de 2023 por não responder adequadamente às notificações da Comissão sobre a questão.
X teria dificultado na resposta às notificações, já que o pedido foi feito ao antigo Twitter antes da mudança para a nova gestão de Elon Musk. No entanto, essa justificativa foi rebatida pela Comissão de Segurança Eletrônica da Austrália, que abriu um processo específico contra a X em dezembro de 2023, destacando a gravidade dos crimes de abuso infantil cometidos na plataforma.
A Comissão também notificou outras grandes empresas de tecnologia, como Google, Meta e TikTok, exigindo respostas sobre como elas combatem o aliciamento de menores e o abuso sexual infantil online. A rede X, no entanto, foi considerada a que apresentou as respostas mais insatisfatórias, deixando perguntas em branco e fornecendo respostas incompletas ou imprecisas.
A chefe da eSafety, Julie Inman Grant, enfatizou a gravidade da situação, afirmando que a comunidade espera que todas as empresas de tecnologia tomem medidas significativas para proteger as crianças de predadores na internet. Ela também criticou a falta de clareza da X em relação ao tempo de resposta às denúncias e às ferramentas usadas para detectar crimes como a exploração sexual infantil.
Desde que Musk assumiu o controle da plataforma, a X tem se envolvido em atritos com autoridades ao redor do mundo, sendo investigada também na União Europeia por violar leis digitais e suspensa no Brasil por se recusar a colaborar em investigações sobre milícias digitais.
Com informações da Agência Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.