502 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Pablo Marçal (PRTB), coach goiano e candidato à Prefeitura de São Paulo, está abalando as estruturas do bolsonarismo ao crescer nas pesquisas e desafiar a hegemonia de Jair Bolsonaro (PL). Recentemente, Marçal anunciou uma viagem a El Salvador, com o intuito de “encontrar um presidente”, deixando claro que se referia a Nayib Bukele, o líder autocrata que se tornou ícone da extrema direita após prender 2% da população de seu país.
Marçal, no entanto, voltou de sua viagem sem ter sido recebido por Bukele. Embora tenha tirado fotos em frente ao Palácio Nacional em San Salvador, o presidente salvadorenho não lhe concedeu audiência. O candidato tentou justificar a viagem como uma busca por soluções de segurança pública para São Paulo, algo que nem mesmo está no escopo de atuação de prefeitos no Brasil.
Nayib Bukele, presidente de El Salvador, ganhou fama entre setores da direita latino-americana por sua política de “tolerância zero ao crime”. No entanto, essa abordagem resultou em milhares de prisões arbitrárias, afetando principalmente as classes mais pobres, com pessoas detidas sem direito à defesa e muitas vezes por motivos insignificantes.
Em 2020, Bukele chegou a invadir o parlamento salvadorenho com tropas armadas, ameaçando um golpe caso não pudesse implementar suas medidas autoritárias. Posteriormente, ele foi reeleito, apesar de a Constituição do país proibir a reeleição, graças à intervenção da Suprema Corte, que, sob pressão, permitiu sua candidatura.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.