565 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O deputado estadual Ricardo Arruda (PL) tornou-se réu em um processo por desvio de dinheiro público, tráfico de influência e associação criminosa, após o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) aceitar, nesta segunda-feira (2), a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) em 2020.
Arruda é acusado de receber quase meio milhão de reais em troca de influenciar decisões no Governo do Paraná e no Judiciário. Junto com ele, quatro ex-assessores também foram denunciados pelos crimes cometidos entre 2016 e 2017, segundo o MP-PR.
O caso é analisado pelo TJ-PR devido ao foro privilegiado do deputado. O advogado de Arruda, Jeffrey Chiquini, declarou respeitar a decisão do Tribunal, mas acredita que durante o processo será possível provar a inocência do parlamentar.
De acordo com a denúncia, Arruda utilizava sua posição de deputado estadual para garantir a credibilidade e segurança dos serviços ilícitos oferecidos por seu gabinete. Seus assessores faziam contatos e angariavam pessoas que buscavam benefícios junto à administração pública ou ao Judiciário, prometendo a influência do deputado em troca de dinheiro.
A denúncia cita seis episódios em que o parlamentar e sua equipe cobraram e receberam valores para intermediar favores para policiais militares e empresários. Em um dos casos, em 2016, Arruda teria recebido R$ 100 mil para ajudar um empresário a obter valores devidos em contratos com o governo estadual.
Além disso, o MP-PR também acusa o deputado e seus assessores de peculato, alegando que o grupo desviou recursos públicos para pagar serviços de interesse pessoal de Arruda.
Com informações do G1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.