416 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Uma força-tarefa da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público (MP) deflagrou uma operação nesta terça-feira (3) contra policiais civis de São Paulo, suspeitos de envolvimento em um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro. As autoridades afirmam que, em novembro de 2020, esses policiais chegaram a cobrar propinas de até R$ 800 mil de traficantes de drogas em troca de não investigá-los.
No total, a Justiça decretou a prisão preventiva de quatro pessoas envolvidas no esquema. Dois investigadores da Polícia Civil foram presos em São Paulo e Arujá, na região metropolitana. Outras duas pessoas, que já estavam presas por outros crimes, também tiveram mandados de prisão expedidos contra elas; ambos são traficantes de drogas.
A "Operação Face Off" conta com a participação da Força Tarefa de Combate ao Crime Organizado (Ficco), do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público, e da Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo. A operação visa combater crimes de corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro, praticados por narcotraficantes internacionais em conluio com policiais civis.
Além dos mandados de prisão, a Justiça autorizou dez mandados de busca e apreensão em São Paulo. Também foi ordenado o sequestro de bens, veículos e o bloqueio de contas bancárias dos envolvidos, totalizando valores significativos.
As investigações revelaram que dois narcotraficantes, ligados a uma organização criminosa responsável pelo envio de grandes quantidades de cocaína para a Europa, pagaram R$ 800 mil em propinas a policiais civis para que interrompessem investigações contra eles. Esse pagamento resultou no arquivamento de uma investigação no Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), que apurava o tráfico internacional de drogas.
Além dos crimes de corrupção, a operação também investiga a lavagem de dinheiro, ocultação de bens e valores de origem ilícita, e outros crimes relacionados.
Com informações do G1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.