Investigação da PF aponta para ação criminosa em incêndios que devastam o país

Portal Plantão Brasil
27/8/2024 17:09

Investigação da PF aponta para ação criminosa em incêndios que devastam o país

0 0 0 0

339 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Diante do preocupante aumento no número de incêndios florestais no Brasil, a Polícia Federal (PF) intensificou suas investigações para combater ações criminosas. Atualmente, estão em andamento 32 investigações voltadas para apurar incêndios nos biomas Amazônia e Pantanal, além de dois inquéritos específicos no estado de São Paulo. Essas investigações, iniciadas entre 2023 e 2024, são conduzidas com rigor, utilizando imagens de satélite e tecnologia avançada para monitorar os focos de incêndio e determinar suas causas.

A PF está empenhada em identificar não apenas os autores diretos dos incêndios, mas também os possíveis mandantes, buscando correlacionar esses crimes ambientais a outros delitos. A nova Diretoria Amazônia e Meio Ambiente, criada para fortalecer a atuação da PF no combate aos crimes ambientais, coordena essas investigações, que incluem o envio de peritos especializados aos locais afetados.

O governo federal, preocupado com a gravidade da situação, apontou para a possível ação criminosa por trás do elevado número de incêndios em um curto espaço de tempo. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, destacou que o país está em uma verdadeira guerra contra o fogo e a criminalidade. O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, reforçou que a maioria dos incêndios no Brasil é provocada por ação humana, e não por causas naturais.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil já registrou mais de 109 mil focos de incêndio neste ano, sendo mais de 51 mil apenas neste mês. Mais de 50% desses focos estão concentrados na Amazônia, enquanto 28% ocorrem no Cerrado.

Com informações do Metrópoles

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians