México suspende diálogo com EUA e Canadá após críticas à reforma judicial de AMLO

Portal Plantão Brasil
27/8/2024 16:28

México suspende diálogo com EUA e Canadá após críticas à reforma judicial de AMLO

0 0 0 0

315 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador (AMLO), anunciou nesta terça-feira (27) uma "pausa" nas relações com as embaixadas dos Estados Unidos e do Canadá, após esses países criticarem duramente o plano de reforma do judiciário mexicano. A reforma, que prevê a eleição de juízes, inclusive os da Suprema Corte, por voto popular, é uma das principais bandeiras de López Obrador e de sua sucessora, Claudia Sheinbaum, visando combater a impunidade e a corrupção no país.

O embaixador dos EUA, Ken Salazar, classificou a reforma como uma ameaça à democracia mexicana, uma preocupação que foi reforçada pelo embaixador do Canadá, Graeme C. Clark. Em resposta, López Obrador considerou as declarações dos diplomatas "temerárias" e afirmou que, enquanto estiver no cargo, não permitirá interferências externas nessa questão. AMLO explicou que a "pausa" nas relações significa que o México irá "dar o seu tempo" em relação a essas embaixadas.

Apesar da greve no judiciário mexicano contra a reforma, López Obrador reafirmou que não mudará sua posição. O partido Morena, que apoia AMLO, obteve uma maioria ainda maior no Congresso nas últimas eleições de junho, o que deve garantir a aprovação das reformas constitucionais quando os novos mandatos começarem.

Com informações do Brasil 247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians