Banco Central manterá postura cautelosa sobre Selic, afirma Galípolo

Portal Plantão Brasil
19/8/2024 15:01

Banco Central manterá postura cautelosa sobre Selic, afirma Galípolo

0 0 0 0

601 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou nesta segunda-feira que a instituição vai aguardar as próximas quatro semanas até o encontro do Comitê de Política Monetária (Copom) em setembro para coletar "o máximo de dados" antes de tomar uma decisão sobre a taxa básica Selic. Durante um evento em Belo Horizonte, Galípolo destacou que o cenário atual é particularmente desconfortável, com o mercado projetando juros mais elevados e uma inflação acima da meta, o que, segundo ele, "gera um incômodo bastante significativo".

Galípolo reforçou que o Banco Central está atento a diversos indicadores econômicos, como IPCA, Caged e Pnad, além de dados da economia dos EUA e discursos do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. O próximo encontro do Copom está marcado para 17 e 18 de setembro, e a Selic, atualmente em 10,50% ao ano, poderá ser elevada devido ao avanço do dólar e à pressão inflacionária.

Apesar das expectativas do mercado, Galípolo afirmou que ainda não é possível identificar claramente o impacto do mercado de trabalho nos preços e que não há uma relação direta entre o câmbio e a política monetária. Ele também ressaltou que o Banco Central não deu nenhuma orientação específica para o próximo encontro do Copom.

Galípolo, apontado como possível sucessor de Roberto Campos Neto na presidência do Banco Central, destacou que a decisão sobre sua sucessão cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele afirmou que se sente totalmente livre e autônomo para atuar no Banco Central, sem qualquer tipo de pressão.

Com informações da Reuters

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians