1164 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Elon Musk, o bilionário dono da X (antigo Twitter), tem se envolvido cada vez mais em debates políticos de diversos países, incluindo o Brasil, onde atacou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Musk, que apoia abertamente Donald Trump nos Estados Unidos, também tem se manifestado sobre questões políticas internacionais, frequentemente sem um conhecimento profundo das situações locais. Em uma dessas ocasiões, chamou Moraes de "ditador do Brasil" após ser incluído em uma investigação que apura a atuação de milícias digitais que ameaçam a democracia.
Na Europa, Musk é criticado por figuras como Jan Philipp Albrecht, da Fundação Heinrich Böll na Alemanha, que aponta que o bilionário frequentemente difunde desinformação e mitos conspiratórios, contribuindo para a polarização política. Albrecht destaca que Musk opera dentro de uma bolha de ideias ultralibertárias e reacionárias, e que sua influência é alarmante devido ao vasto alcance da plataforma X.
As ações de Musk também têm gerado preocupações sobre a neutralidade das plataformas de mídia social na Europa. A Comissão Europeia já abriu uma investigação sobre o X, com base no novo Regulamento dos Serviços Digitais, para determinar se a empresa está cumprindo as regras contra a disseminação de conteúdo ilegal e desinformação. Se não cumprir, o X pode enfrentar multas pesadas.
Com informações do DW
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.