1134 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A relatora especial sobre racismo da Organização das Nações Unidas (ONU), Ashwini K.P, expressou grande preocupação com o crescimento de grupos neonazistas no Brasil, especialmente em Santa Catarina. Em coletiva realizada no Rio de Janeiro, Ashwini criticou as ações do governo brasileiro no combate à ideologia neonazista, destacando que são insuficientes para enfrentar o problema.
"Estou chocada com a presença de grupos neonazistas disseminando discursos de ódio e crimes de ódio, e também preocupada com relatos de islamofobia direcionados a migrantes, incluindo refugiados e solicitantes de asilo, particularmente em Santa Catarina", afirmou a relatora. Ela alertou para o risco que esses grupos representam ao tecido social, fomentando o racismo e o ódio.
Ashwini apelou ao governo federal para intensificar as ações contra esses grupos, mencionando a falta de dados desagregados como um obstáculo para medir a extensão do problema. Ela também destacou a baixa taxa de processos judiciais e condenações, que contribuem para uma cultura de impunidade. Em relação às próximas eleições municipais, Ashwini pediu proteção especial para candidatos que representam minorias.
"A gravidade da situação exige urgência máxima. Ações ousadas e transformadoras para desmantelar o racismo sistêmico não podem esperar", concluiu. Ela também chamou atenção para os altos índices de feminicídio, intolerância religiosa e violência contra povos indígenas no país.
Com informações do UOL
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.