784 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou, nesta sexta-feira (9), a denúncia contra Débora Rodrigues dos Santos por seu envolvimento nos atos de vandalismo ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Em uma decisão unânime, a bolsonarista foi acusada de pichar a frase "Perdeu, mané" na Estátua da Justiça durante os protestos bolsonaristas na Praça dos Três Poderes, em Brasília, após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022.
Débora está presa desde março do ano passado, quando foi detida na oitava fase da Operação Lesa Pátria, coordenada pela Polícia Federal para identificar e processar os envolvidos e financiadores dos atos antidemocráticos. As investigações apontam que Débora foi uma das responsáveis por incitar a violência e a desordem durante as manifestações.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) concluiu que os envolvidos na invasão das sedes dos Três Poderes devem responder por crimes como associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado por violência e ameaça grave, e deterioração do patrimônio tombado.
Com essa decisão, o STF reafirma seu compromisso com a defesa da democracia e da ordem constitucional, responsabilizando os autores dos atos de vandalismo que atentaram contra as instituições brasileiras. A ação segue em trâmite, com expectativa de julgamentos futuros que podem resultar em penas severas para os envolvidos.
Com informações da Agência Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.