794 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Em visita oficial ao Chile, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Chile nesta segunda-feira (5/8). O evento, que reuniu cerca de 500 empresários dos dois países, teve como objetivo promover oportunidades de negócios e estreitar as relações comerciais. Lula destacou que o comércio entre Brasil e Chile, que atinge R$ 13,5 bilhões, é fundamental para o fortalecimento do continente.
Lula ressaltou a importância da cooperação com os países da América Latina para o avanço de acordos econômico-sociais. Ele enfatizou que a integração regional voltou a ser prioridade para o Brasil, gerando confiança para negociações e investimentos. Durante sua visita, 19 acordos foram assinados, abrangendo áreas como agricultura, mudanças climáticas, turismo, ciência e tecnologia, além do combate às desigualdades.
O encontro empresarial, organizado pela Apex Brasil, pode resultar em investimentos significativos, com expectativa de movimentar até R$ 82 milhões. O presidente da Agência, Jorge Viana, destacou a importância de abrir o mercado brasileiro para a cadeia produtiva chilena. A reunião contou com a participação de várias instituições, incluindo a Câmara Chileno-Brasileira de Comércio e o Sebrae, e foi vista como um passo importante para fortalecer as parcerias entre os dois países.
Lula fez um balanço dos investimentos e acordos firmados, destacando que o Brasil está no caminho para se tornar a oitava economia mundial em 2024. Ele convidou empresários chilenos a participar do Novo PAC e do Programa Nova Indústria Brasil, que oferecem oportunidades em infraestrutura e sustentabilidade. O Brasil e o Chile estão se conectando através de rotas como a Rota de Capricórnio e o Corredor Porto Alegre-Coquimbo, promovendo o fluxo de produtos entre o Pacífico e o Atlântico.
Entre os acordos assinados, está o Memorando de Entendimento para cooperação técnica agropecuária, que visa desenvolver sistemas agrícolas de forma sustentável. O Chile demonstrou interesse em tecnologias brasileiras como o Zarc e o plano ABC+. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, destacou que o fortalecimento das relações internacionais pelo governo Lula abre novas oportunidades para o setor agropecuário nacional.
Além disso, o Chile expressou seu apoio à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, liderada pelo Brasil. O presidente chileno, Gabriel Boric, reconheceu a experiência brasileira no combate à fome e à pobreza como um modelo a ser seguido. O ministro Wellington Dias apresentará o relatório "Visão do Brasil na luta contra a fome" na FAO, destacando a significativa redução da insegurança alimentar no país.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.