1096 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Sergei Shoigu, encontrou-se nesta segunda-feira (5) com o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, em Teerã, para discutir questões de segurança global e regional. A visita ocorre em meio à alta tensão no Oriente Médio, após o assassinato do líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, em um ataque aéreo em sua residência em Teerã no dia 31 de julho. Haniyeh estava na capital iraniana para a cerimônia de posse do novo presidente do Irã. O Hamas acusou Israel e os Estados Unidos pelo assassinato e prometeu retaliar.
Em resposta, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, discutiu o assassinato com o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, enfatizando a prontidão de Israel para possíveis ataques do Irã e seus aliados. Gallant destacou a importância dos EUA em formar uma coalizão para proteger Israel de ameaças iranianas. Desde o início das hostilidades, Gallant tem mantido contato frequente com o chefe do Pentágono, intensificando as reuniões após a morte de Haniyeh.
Enquanto autoridades dos EUA e de Israel evitaram comentar sobre a morte, o Corpo de Guardas da Revolução Islâmica do Irã prometeu realizar um ataque retaliatório em momento e local apropriados. O embaixador do Irã nas Nações Unidas, Amir Saeid Iravani, afirmou que o Irã se reserva o direito de responder quando julgar necessário.
O portal Ynet relatou que Israel está considerando um ataque preventivo ao Irã, embora a viabilidade dependa de dados de inteligência fornecidos por Israel e Estados Unidos. A situação continua tensa, com os países envolvidos reforçando suas defesas e avaliando possíveis retaliações.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.