1091 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente da França, Emmanuel Macron, ligou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta segunda-feira (5) para agradecer a presença da primeira-dama, Janja, na abertura das Olimpíadas de Paris, além de elogiar a postura do governo brasileiro diante das eleições na Venezuela.
O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela declarou a reeleição de Nicolás Maduro como presidente, com pouco mais de 50% dos votos. No entanto, a ausência da publicação das atas de votação levou o Brasil a não reconhecer o resultado. A oposição, liderada por Maria Corina Machado e Edmundo González Urrutia, alega ter vencido a eleição.
Durante o telefonema, Lula afirmou a Macron que está empenhado na busca "de uma solução pacífica entre as partes e que respeite a soberania do povo venezuelano". O Palácio do Planalto informou que o presidente Lula reiterou seu compromisso com o diálogo como caminho para resolver a crise venezuelana.
Macron elogiou a posição do Brasil, que junto com Colômbia e México, emitiu uma nota conjunta incentivando o diálogo entre governo e oposição na Venezuela. Este reconhecimento fortalece a postura diplomática do Brasil na busca por uma resolução pacífica e democrática para a situação venezuelana.
Nous soutenons avec le Président @Lulaoficial l'aspiration du peuple vénézuélien à une élection transparente. Cette exigence est au cœur de toute démocratie.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) August 5, 2024