613 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Nesta quinta-feira (1º), o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou a proibição completa da prática do orçamento secreto em todas as suas formas. Durante uma audiência de conciliação com representantes do governo Lula (PT) e do Congresso Nacional, Dino reforçou o banimento de qualquer modalidade de orçamento secreto.
O orçamento secreto, criado na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), utilizava emendas de relator, identificadas pelo código RP-9, para destinar recursos a cidades sem transparência sobre os parlamentares responsáveis pelas verbas. A prática foi exposta pelo jornal Estadão e julgada inconstitucional pelo STF em dezembro de 2022.
“O Supremo não declarou inconstitucional apenas a falta de transparência na RP-9. Qualquer forma de orçamento secreto está banida. Não basta alterar o número para mudar a essência. Não é possível executar recursos públicos com opacidade, seja pela RP-9 ou por qualquer outra classificação,” afirmou Dino.
A audiência, convocada em junho, contou com a presença de representantes da Câmara dos Deputados, do Senado, do Ministério Público, do Executivo e de organizações como Transparência Internacional e Transparência Brasil. Dino destacou três pontos principais a serem discutidos: a transparência dos responsáveis pelas indicações no orçamento secreto original, a execução dos restos a pagar das emendas de relator e a distribuição de emendas sem transparência através das emendas de comissão (RP-8).
Dino questionou se houve cumprimento das determinações do Supremo para os anos de 2020 a 2022, se os restos a pagar de 2023 e 2024 atendem às exigências de transparência e se as verbas antes classificadas como RP-9 foram transferidas para as emendas de comissão RP-8 em 2024.
A audiência ocorreu em resposta à pressão de entidades como Contas Abertas, Transparência Brasil e Transparência Internacional, que atuam como "amigas da Corte" na Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 854, apresentada pelo PSOL em junho de 2021. Estas organizações têm apontado a continuidade do orçamento secreto, mesmo sob a administração de Lula.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.