362 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (1º) a segunda fase da Operação Cianose, com o objetivo de recuperar valores desviados na compra de respiradores pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste). Agentes da PF cumprem 34 mandados de busca e apreensão nos estados da Bahia, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.
A operação investiga crimes como fraudes em licitações, desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A primeira fase da operação ocorreu em 2022, quando uma empresa contratada pelo Consórcio Nordeste foi investigada por não entregar 300 ventiladores pulmonares comprados por R$ 45 milhões durante a pandemia de Covid-19.
A Polícia Federal concluiu que a compra dos respiradores apresentou diversas irregularidades, como o pagamento antecipado do valor total sem garantias contratuais contra inadimplência. Além disso, nenhum dos respiradores foi entregue, caracterizando um desvio significativo de recursos que deveriam ter sido usados no combate à pandemia.
As investigações buscam responsabilizar os envolvidos e recuperar os valores desviados, reforçando a importância da transparência e da responsabilidade no uso de recursos públicos. O desvio de verbas em plena crise de saúde pública é um ato que não pode ser tolerado e deve ser combatido com rigor.
A ação da PF destaca a necessidade de mecanismos de controle mais eficientes nas contratações públicas, para evitar fraudes e assegurar que os recursos cheguem a quem realmente precisa.
Com informações do Brasi 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.