337 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Na quarta-feira (31), o Ministério das Relações Exteriores do Brasil decidiu atuar em defesa dos interesses diplomáticos de sete países que contestaram o resultado das eleições na Venezuela, incluindo a Argentina. O presidente argentino, Javier Milei, agradeceu ao Brasil nesta quinta-feira (1º) por assumir a custódia da Embaixada da Argentina em Caracas.
Após a decisão do Brasil, a bandeira brasileira foi erguida na residência oficial do embaixador argentino na capital venezuelana. Milei destacou que "os laços de amizade que unem a Argentina ao Brasil são muito fortes e históricos" e expressou sua gratidão pela disposição do Brasil em representar temporariamente os interesses argentinos na Venezuela.
Milei também afirmou que "o pessoal diplomático argentino teve que deixar a Venezuela em retaliação do ditador Maduro pela nossa condenação da fraude que perpetraram no domingo passado". Ele expressou confiança de que a embaixada será reaberta em uma Venezuela livre e democrática, e mencionou a importância do respeito às disposições da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas e Consulares.
Além da Argentina, o Brasil também assumirá a defesa dos interesses de outros seis países latino-americanos que contestaram o resultado eleitoral venezuelano: Chile, Costa Rica, Peru, Panamá, República Dominicana e Uruguai. O Peru, por exemplo, contará com o Brasil para garantir a proteção de seus prédios e cidadãos em território venezuelano.
Veja a postagem do governo Milei:
AGRADECIMIENTO A BRASIL
— Javier Milei (@JMilei) August 1, 2024
Agradezco enormemente la disposición de Brasil a hacerse cargo de la custodia de la Embajada argentina en Venezuela. También agradecemos la representación momentánea de los intereses de la República Argentina y sus ciudadanos allí.
Hoy el personal…