Lula confirma envio de Celso Amorim à Venezuela para acompanhar eleições

Portal Plantão Brasil
26/7/2024 12:15

Lula confirma envio de Celso Amorim à Venezuela para acompanhar eleições

0 0 0 0

592 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta sexta-feira (26) que seu assessor especial para assuntos internacionais, Celso Amorim, irá acompanhar as eleições na Venezuela, apesar das declarações polêmicas do ditador Nicolás Maduro.

"Companheiro Celso Amorim está embarcando agora às 14h para a Venezuela", disse Lula a jornalistas antes de um evento do Novo PAC no Palácio do Planalto. A decisão já era vista como provável, mesmo após o TSE cancelar a viagem de técnicos para acompanhar o pleito em Caracas no próximo domingo. A confirmação veio após Amorim se reunir com Lula nesta manhã.

Nesta semana, Maduro questionou, sem provas, o sistema eleitoral brasileiro. Em um comício na noite de terça-feira (23), ele afirmou que as eleições no Brasil, Estados Unidos e Colômbia não são auditadas e declarou que o sistema eleitoral venezuelano é o "melhor do mundo". Maduro ainda sugeriu que aqueles assustados com suas declarações deveriam tomar "camomila", em referência à fala de Lula sobre estar assustado com a possibilidade de um "banho de sangue" caso Maduro seja derrotado nas eleições.

As declarações de Maduro geraram mal-estar no Palácio do Planalto, mas integrantes do Itamaraty minimizaram as falas como retórica de campanha. Prevaleceu a visão de que a eleição de domingo é crucial para resolver a crise venezuelana, e o fracasso do pleito ou seu não reconhecimento não interessam à região.

A Transparência Internacional do Brasil enviou na quinta-feira (25) uma carta ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, pedindo que o Brasil apele ao governo da Venezuela por eleições livres e justas. Entre as solicitações da organização estão o monitoramento, documentação e punição imediata a quaisquer violações dos direitos humanos e dos padrões internacionais de integridade eleitoral na eleição venezuelana.

Com informações da Folha de SP

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians